CEMASP - Musicalização

Através de 04 propostas de trabalho (Orquestra de cordas, Orquestra de Sopros, Orquestra infantil e Canto em grupo) o CeMASP inicializa crianças e adultos em 12 cursos, nas áreas instrumental e vocal, ao mesmo tempo que forma grupos artísticos à partir das aulas, para realização de espetáculos internos e externos, de acordo com os estágios e níveis de desenvolvimento, servindo tanto como complemento aos conceitos trabalhados, como para a formação de novas platéias. São eles:

 

 Orquestra de cordas (à partir dos 10 anos)

Os cursos de Violino, Viola de arco e Violoncelo para iniciantes são oferecidos em forma de Prática de Orquestra, um sistema revolucionário e eficaz, no qual em duas horas semanais são desenvolvidas noções de percepção (teoria, ritmo, harmonia e história da música), técnica do instrumento e prática de grupo. Cada turma é composta por até 26 violinos, 08 violas e 05 violoncelos. Os alunos não precisam ter conhecimento prévio, nem possuir o instrumento, pois este será fornecido pelo CeMASP na hora da aula. Assim, os alunos só terão contato com o instrumento ao lado do professor, o que garante um total controle das primeiras experiências musicais do estudante. Desde o primeiro dia de aula os alunos estarão em contato com o instrumento e com apenas quatro meses de aula realizam seu primeiro recital.

Orquestra de cordas

 

 Orquestra de sopros (à partir dos 10 anos)

Os cursos de Flauta transversal, Oboé, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone e Tuba para iniciantes são oferecidos em forma de Prática de Orquestra, um sistema revolucionário e eficaz, no qual em duas horas semanais são desenvolvidas noções de percepção (teoria, ritmo, harmonia e história da música), técnica do instrumento e prática de grupo. Cada turma é composta por 06 Flautas, 01 Oboé, 09 Clarinetas, 04 Saxofones, 03 Trompetes, 03 Trompas, 03 Trombones e 01 Tuba. Os alunos não precisam ter conhecimento prévio, nem possuir o instrumento, pois este será fornecido pelo CeMASP na hora da aula. Assim, os alunos só terão contato com o instrumento ao lado do professor, o que garante um total controle das primeiras experiências musicais do estudante. Desde o primeiro dia de aula os alunos estarão em contato com o instrumento e com apenas quatro meses de aula realizam seu primeiro recital.

Orquestra de sopros

 

 Orquestra infantil (04-09 anos)

Na Orquestra Infantil, a criança desenvolve toda sua potencialidade criativa, conhecendo as quatro diferentes áreas musicais (sopros, percussão, voz e cordas). Além do desenvolvimento específico de cada área, o curso promove a interação das mesmas através da prática de orquestra e côro. Ao final do curso, o profissional poderá orientar com segurança aos pais em qual área seu filho demonstrou melhor aptidão. Assim, garantimos uma educação segura e bem direcionada.

Orquestra Infantil

Os participantes tem quatro estágios de aprendizado, divididos em duas faixas etárias (04-06 e 07-09):Sopros (flauta doce) – conceitos da família das madeiras e metais são abordados através da flauta doce; 
Percussão(bandinha rítmica) – contato com instrumentos diferentes, aprendendo as diferenças timbrísticas;
Cordas (mini violinos) – violinos de vários tamanhos (1/8,1/4,1/2 e ¾) usados na composição de uma camerata;
Voz (coro cênico) – os participantes realizam uma opereta, cantando e representando personagens.

 

 Canto em grupo (à partir dos 13 anos)

Técnica Vocal

Relaxamento corporal, exercícios de respiração, desenvolvimento do diafragma, vocalises, voz de apoio, empostação vocal, dicção, articulação, interpretação e performance de palco são alguns dos temas estudados pelos alunos de Técnica Vocal. Além disso, noções de percepção (teoria, ritmo, harmonia e história da música) e prática de grupo são desenvolvidas em duas horas semanais. À partir das aulas, diferentes formações são trabalhadas, desde o grande Côro até solos.